Exposição “Carne Viva” promove o encontro entre a poesia e as artes plásticas
A Biblioteca Central da Ufes recebe no mês de dezembro a exposição “Carne Viva”, produzida de forma colaborativa entre a escritora Lívia Corbellari e a artista Savya Alana. A mostra reúne obras inspiradas nos poemas do livro homônimo de Lívia Corbellari, lançado pela editora Cousa, em 2019.
A abertura da exposição será no dia 13 de dezembro (quarta-feira), a partir das 19h, no hall do andar térreo da Biblioteca Central, e contará com um sarau com escritoras e escritores capixabas convidados. A mostra também marca o lançamento da segunda edição do livro “Carne Viva”, que ficará com download gratuito durante todo o período da mostra.
A exposição “Carne Viva” é sobre esse corpo que se toca, o corpo da poesia, o corpo da cidade. A artista Savya Alana desmembra os poemas do livro de Lívia Corbellari, e nos apresenta obras que pulsam em sintonia com a literatura. A natureza do que é vivo está em movimento. É fluída e assimétrica
Coração, olho, garganta, útero, estilhaços, rasgos, ruínas. O vermelho que é sangue, mas também vida, é veia condutora nesse fluxo intenso de palavras e imagens, o papel é o suporte, a matéria prima, e também o ponto de intersecção onde os poemas e os desenhos se encontram.
A exposição conta com o apoio do Edital de Ocupação Científica e Cultural da Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo.
Conheça as artistas
Lívia Corbellari é jornalista e escritora, atualmente trabalha com produção de conteúdo para internet e edição de revistas e livros. Mantém o projeto literário multimídia e o canal no Youtube “Livros por Lívia”, desde 2013, que discute a literatura contemporânea com foco na produção do Espírito Santo. Em 2019, lançou seu primeiro livro de poemas, “Carne Viva”, pela Editora Cousa. O livro aborda questões sobre o corpo e tudo que o atravessa, seja dor ou prazer, e a força da mulher, sempre resistindo para sobreviver. Possui ampla experiência em comunicação para projetos culturais e é idealizadora do Festival Zona Literária, que já realizou três edições no Espírito Santo.
Savya Alana é artista visual. Através da vivência de diferentes linguagens e exploração de técnicas e materiais, investiga constantemente as intersecções entre arte e biofilia. Jornalista e pós-graduada em artes, atua desde 2009 como Social Media, também se interessa e cria zines e publicações independentes.